linguages

domingo, 6 de maio de 2012

História de Angola


               Na pré-história Angola foi habitado pelos povos Bochmanes (povos claros de baixa estatura), séculos mais tarde os povos bantus vindos da região de camarões integraram os Bochmanes a sua cultura, formando a estrutura étnica que constituirá Angola.
                É importante ressaltar que Angola tem sua história atrelada ao Reino do Congo, de qual foram vassalos durante alguns séculos, o reino do congo foi fundado por Matino-Uene (lukeni) após conseguir unir as várias etnias que habitava a região, porém isso será tema de outro artigo que postarei em breve.
                A independência de Angola foi conquistada em 1556 pelo Rei N’gola Ndambi. Portugal interessada em manter o comércio de escravos pedi a Paula Dias de Novais que se estabeleça na região de Luanda, fundado a feitoria em 1576. Porém os angolanos não aceitaram a interferência portuguesa e deram inicio a uma guerra que tinha como interesse a hegemonia do mercado de escravos. Surge um dos maiores personagens da história de Angola, a Rainha Ginga que formou uma aliança para combater os portugueses, seu reinado durou 40 anos dos quais 30 foi de intensa resistência ao colonialismo português. Com a sua morte em 1663 os portugueses conseguem efetivar a conquista do território.
                No final do século XIX a Europa começa sua expansão colonial, visando novos mercados, os países europeus impõem sua dominação sobre a África e a Ásia, neste contexto, Portugal na conferencia de Berlim irá efetivar seu colonialismo em Angola. É importante lembrar que neste período Portugal vive o Salazarismo, que ira reforça a exploração nas suas colônias, principalmente em Angola.
                A situação torna-se critica quando os portugueses começam a tomar as terras dos “indígenas” para entrega-las aos colonos portugueses. Um conflito armado toma conta de Luanda, várias pessoas morrem, esse contexto histórico dá inicio aos movimentos que irão exigir a independência de seu país.
                A segunda metade do século XX é marcada pelas lutas de independência em todo o território africano, em 1960 vários países africanos conquistam sua independência, alguns pela luta armada outros através de acordos políticos. Portugal nega-se a dar a independência de suas colônias. A década de 50 e 60 em Angola é marcada pela criação dos movimentos de libertação, ente eles MPLA – Fundada em 1956, FNLA – fundada 1961 e UNITA – fundada em 1966.
                Estes movimentos conseguirão a independência através da luta armada somente em 1975. Porém a independência não coloca um ponto final na luta, após a independência esses movimentos iniciam uma guerra civil pela hegemonia militar-politica do país, que irá terminar somente em 2002 com o acordo de Luena. É importante ressaltar que o país e governado deste 1975 pelo mesmo movimento de libertação, O MPLA, que chegou ao poder com Agostinho Neto em 1975, após sua morte em 1979, assume Jose Eduardo dos Santos que esta no poder até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário