linguages

sábado, 7 de julho de 2012

A ESCRAVIDÃO DO NEGRO NO MUNDO ISLÂMICO.

A história da África ainda está engatinhando no Brasil,  apesar dos vários estudos  e dos grandes historiadores que temos,  muita  coisa ainda  precisa  ser estudada.  Uma das lacunas e o estudo da história da escravidão negra no mundo islâmico.


Grande parte da história da escravidão que temos escrita está respaldada em estudos de historiadores europeus. É importante ressaltar  que a escravidão em massa do povo negro começou a partir do século XV quando Portugal empreendeu as grandes navegações e chegou à Ceuta, lá os portugueses se depararam com um enorme comércio, empreendido pelos povos muçulmanos, entre as mercadorias comercializadas estava o negro (escravo). Entretanto, o tráfico de escravos, como conhecemos na história da humanidade ainda não existia. No comércio que girava em torno das rotas comerciais do Saara era possível comprar escravos de diversas regiões do mediterrâneo, como persas, chineses e negros, que eram vendidos como escravos. 



Para entendermos o comércio que Portugal encontrou nessa região precisamos voltar na história, até o século VII, período da expansão islâmica. Será que a intenção dos muçulmanos era apenas expandir sua fé, sua religião? Escritores, filósofos e historiadores árabes como Al-Fazari, Al-Bakri, Al-Istakhri, Ibn Hawkal, e vários outros, apontam para as importantes rotas comerciais, que além de transportar ouro, tecido e sal tinham como produto o escravo negro. Esses mesmos autores também apontam importantes cidades, que serviam de feiras para compra e venda desses escravos, a principal, a cidade de Zawila, no Fezzan. Dessa forma, percebemos que já havia um comércio de escravos funcionando no Magreb. 



O escravo negro no império muçulmano teve grande importância, além de trabalharem nas lavouras, eram igualmente importantes na composição dos exércitos, Alberto da Costa e Silva (2003) salienta que em alguns momentos da história muçulmana esses exércitos formados por negros, sendo muito deles eunucos, se rebelaram contra os califados impondo sangrentas guerras. O enriquecimento que o comércio de escravos proporcionou foi tão importante que os califas lutavam entre si pelo domínio das rotas comerciais.  



Com isto, podemos apontar que a teoria criada pelos historiadores de que um sistema escravista foi criado apenas no momento em que os europeus chegaram à África pode começar a ser questionado. Neste ponto é importante mencionarmos que a escravidão interna encontrada no continente africano pelos portugueses foi totalmente diferente daquela criado durante os séculos XVI, XVII e XVIII. Segundo John Thornton (2004) o que os europeus criaram foi o tráfico de escravos, pois para sustentar o comércio movidos por eles, algumas tribos foram corrompidas e o incentivo às guerra foram dados, para que mais cativos fossem capturados.


5 comentários:

  1. Tem alguma dica de um livro recente, escrito em portuguê que aborde a temática?

    Infelizmente ainda sou monoglota.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Então amigo são dois. Posso indicar dois livros maravilhosos que li e abordam o tema:

    A manilha e o Limbambo. Autor: Silva, Alberto da Costa. Editora: Nova fronteira.

    Africa e Africanos na formação do mundo atlântico. Autor: John Thorton. Editora: Campus.

    São livros que abordam o assunto de uma forma bem simples. Este tema não é muito abordado por nossa históriografia, tem também alguns artigos na coleção da Unesco. Se você bão tiver posso lhe passar os links, estão todos em PDF. Inclusive saiu rescentemente uma nova versão, neste coleção e abordado o tema do negro através da lei 10.639/03.

    Obrigado pela visita. Espero que ajude.

    ResponderExcluir
  3. http://alamedaeditorial.webstorelw.com.br/products/cativos-do-reino

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir