linguages

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O perigo da história única


A escritora Chimamanda Adichie nasceu em ABBA, Nigéria, filha de um professor universitário, Adichie foi alfabetizada cedo,  ela comenta sobre as histórias que lia quando criança, com personagens brancos, neve, e alguns elementos que não faziam parte de sua cultura,  mas tudo muda no dia em que ela teve acesso a livros de escritores africanos, a comparação foi imediata, e sua mente foi aberta para uma nova realidade.

Durante todo o vídeo Adichie chama a atenção para o perigo  da história única. Um de seus relatos passa-se aos 19 anos, quando foi estudar nos Estados Unidos, fala do susto que sua companheira de quarto teve quando a viu, ficando ainda mais impressionada com seus inglês perfeito.

Ela ainda comenta sobre um professor, que ao ler o seu texto, disse que sua obra não tinha uma autenticidade africana, pois segundo ela, na mente de seu professor, a África era um continente rodeado de guerras, fome e muito miséria, porém seu romance, falava de uma classe média, de um povo feliz, para ele, isso não podia ser a África.

O vídeo é uma produção da TED - Ideas Worth Spreading (Ideias que merecem ser disseminadas) uma fundação que produz pequenos vídeos de 18 minutos, onde o foco é apresentar palestrar com ideias que podem mudar o mundo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário