Quanto vejo a forma pela qual a
educação no Brasil e tratada, com descaso
e desrespeito aos profissionais e alunos, me pergunto se no resto do
mundo é assim. Na África, continente que sofreu tanto com a colonização e a
exploração, como será a educação. Nesta última semana pesquisei o assunto, como
recorte, utilizei apenas as colônias africanas de língua portuguesa, para
facilitar as consultas.
Para minha surpresa, vi que
nesses países e educação e tão negligenciada como no Brasil. Consultei os sites
dos jornais dos seguintes países: Angola (jornal o País), Moçambique (O país
online), Guine Bissau (Gazeta de notícias) e Ilha da madeira (Diário de
notícias). O que me chamou a atenção em todos os jornais foi à falta de
notícias sobre o assunto, muitas das matérias publicas, tem quase dois anos.
Esses países são controlados por
movimentos de libertação que levaram seus respectivos países a independência na
segunda metade do século XX. Em Angola
temos o MPLA, em Guine-Bissau o PAIGC, em Moçambique o FRELIMO e na Ilha da
Madeira o PSD. Entre esses países, Guine e Madeira vivem um crise política, e
Angola e comandada pelo mesmo presidente desde 1979, não muito diferente da
Madeira, onde o Sr. Alberto João Jardi, comanda o país desde 1978.
Ambos países vivem uma crise na
educação, com falta de locais apropriados para lecionar, como é o caso de
Moçambique, onde as crianças estudam em um terreno a céu aberto. Em
Guine-Bissau o Ministro culpa os professores, por apostarem no fiasco na
educação, o Ministro Artur Silva, diz que daqui a 12 anos o país terá uma
melhora significativa na educação. Na Ilha da
Madeira, o governo e acusado de acabar com escolas e alterar o programas
curriculares para reduzir custo com professores, já em Angola, o governo tem
alterado as matriculas de alunos que chegam a adolescência, pondo esses aluno para estudar a noite, segundo o ministra
da educação, essa medida foi necessária para aumentar o número de vagas e
atender a demanda, os pedagogos não concordam, argumentam que tal medida pode prejudicar o aprendizado do
aluno.
Podemos notar que todos os casos
apontados também são recorrentes no Brasil. Talvez o tema precise de um estudo
mais aprofundado, mas podemos comparar que nesses países assim como no Brasil,
a colonização foi de exploração, não tendo um investimento no desenvolvimento
do país ou da sociedade que neles viviam.
Toda produção servia para atender a metrópole e os colonos que viam morar
aqui, faziam apenas na intenção de enriquecer e voltar a sua terra natal.
Além de unificara língua, é
preciso criar ferramentas para que ambos sejam favorecido por um
desenvolvimento social, permitindo a sua sociedade, os direitos básicos negados
por séculos.
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