linguages

sábado, 8 de setembro de 2012

Uma vergonha para o Brasil!


No mês passado, o jornal New York Time, publicou uma reportagem sobre o vinculo Brasil/África, manchete  de primeira capa. No texto, o jornal analisa o interesse do Brasil no continente africano. Conforme levantamento o governo brasileiro teve um crescimento considerável de investimento no continente, que saltou de 4 bilhões em 2002 para 28 bilhões em 2011.

Esses investimentos, ao contrário do que faz países como Cuba, onde o dinheiro e destinado a melhorias no desenvolvimento do país, no caso brasileiro, esses investimentos são destinados a ajudar industrias brasileiras, que pretendem explorar o continente, é caso de empresas como Odebrecht, Vale e banco BGT que estão atuando em Moçambique e Angola.

Apesar da matéria do New York não citar em seu texto, muitas empresas brasileiras estão envolvidas diretamente em esquemas de corrupção e enriquecimentos ilícitos. O interesse é tão significativo que o Brasil tem atualmente 36 embaixadores na África. Tendo inclusive acordos militares fechados com alguns países, como é o caso de Angola, que fará um treinamento militar no Brasil.

Não podemos esquecer que o Brasil é o país com maior número de afrodescendentes no mundo. Será que esses investimentos, são como diz o governo brasileiro, para ajudar no desenvolvimento do países africanos, ou nosso país visa uma zona de influência. 


O jornal aponta também para o tratamento que esses africanos vem recebendo no Brasil, expondo o caso de estudante de Moçambique que foi abordado por policiais cariocas que nem sabiam que seu país existia. Em São Paulo por exemplo, é muito comum os africanos serem discriminados, principalmente nigerianos, que sempre são associados ao tráfico de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário