linguages

domingo, 16 de dezembro de 2012

O Fantasma da culpa


Ser negro, no Brasil ou no mundo, não é fácil, ter que lutar contra o estigma de raça inferior é uma constante em nossa vida, mesmo com tantas conquistas, o negro continua sendo alvo de preconceito na sociedade, acho que todos nos já indagamos alguma vez “ Se eles (Brancos) estivesse na minha pele saberia o quanto sofremos”.
Existem vários filmes e seriados que tentam retratar o sofrimento do negro, mas tem um em especial, que na  minha opinião, foi brilhante, todos conhecem ou já ouviram falar da série – Além da Imaginação – criado em 1959 pelos americanos Rod Serling (1924-1975) e Stuart Rosenberg  (1927-2007), o seriado foi filmado em três temporadas, 1959, 1980 e 2002. Os curtas retratavam histórias de ficção, suspense, fantasia e terror.  Em cada refilmagem e possível ver nas histórias os dilemas que afligiam a sociedade em sua época, por exemplo, em 1959 fica evidente na maioria dos filmes, a preocupação com a bomba e a guerra fria. Em 1980 as questões sociais em estão em evidencia,  assim como em 2002.
Porém, a história que me chamou a atenção foi o episodio 3 filmado em 2002, como o titulo: O fantasma da culpa. Nela um homem branco (Matthew McGreevey), tem a oportunidade de salvar a vida de um home negro (Johwen Woodrell) que lhe pede socorro, porém, com medo ou por racismo, ele foge do local deixando o negro para trás.  Após esse acontecimento, McGreevey passará por várias situações, como se estivesse na pele de Woodrell, esta história tem um final surpreendente, é que nos faz pensar nas situações que envolvem os dois personagens.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário