linguages

domingo, 1 de junho de 2014

Joaquim Barbosa: Herói Negro.

Quando criei este blog, ele tinha como objetivo contar a  nova história da África, não aquela contada por historiadores europeus ou mulçumanos, mas sim, por historiadores africanos.

Se de um lado, a história africana começa ser contada a partir do século XX, com movimentos rompendo todas as barreiras do preconceito, do racismo, e de todos os tipos de humilhação ao qual o continente foi exposto. Do outro, o Brasil também procura encontrar a sua história, não aquela criada por Von Martius, e construída por Varnhagem, pois ambos valorizaram muito mais a história vindo de fora.

Quanto mais os historiadores africanos buscavam em sua própria história os motivos que levaram a África a ser um continente singular na história do mundo, mas heróis vão surgindo, alguns são grandes guerreiros, outros chefes de Estados, mas  também tem intelectuais que usaram sua inteligência para ajudar ao continente a romper com seus grilhões, podemos citar, como exemplo: Nelson Mandela, Kuame Nkrumah, Jomo Kenyatta, Hailé Selassié, Samora Machel, Mario Pinto de Andrade, Almicar Cabral, etc. São vários heróis que hoje fazem parte da história da África.

E aqui no Brasil? Temos heróis negros? Sim! existem vários, porém o mais lembrado é sem sombra de duvida Zumbi. Nem seu tio Ganga Zumba foi tão retratado. Não podemos esquecer que nosso país tem uma carência enorme de heróis, mesmo brancos.



Contudo, no inicio do século XXI, surgiu um nome que com certeza entrará para a nossa história, Joaquim Benedito Barbosa Gomes, um menino negro, pobre que nasceu no sul de Minas, que estudou em escola pública e não vem de família de classe média.

Joaquim Barbosa foi o primeiro ministro negro da história do STF, foi responsável por tentar trazer a transparência à justiça brasileira, tão em baixa nas últimas décadas.  Foi o Ministro que teve coragem de julgar e condenar os políticos brasileiros que foram acusados de corrupção. Teve embates épicos com o Min. Ricardo Lewandowski durante o julgamento e lutou até o fim pela condenação dos envolvido no escândalo. 

Por tudo que vez ao país, Joaquim Barbosa torna-se hoje um dos heróis negros brasileiros, pois sua história é um exemplo, ele mostrou que não é a cor da pele que determina o que um homem é, mas sim o caráter e a vontade de fazer o bem.

O seu pedido de aposentadoria feito em (30/05/2014) deixa todos os brasileiros e afrodescendente tristes, pois perderemos nosso representante nesta corte de políticos individualistas e que pensam somente em seus grupos.

Infelizmente, em um país onde os cargos mais importantes são loteados entre os partidos, para que seus interesses sejam mantidos, quem perde com a saída de Joaquim Barbosa e o povo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário