linguages

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

As relações de Negocios entre Brasil e África.

 

Africa 1

Desde o governo Lula (2003-2010) que uma maior aproximação entre o Brasil e a África vinha sendo construida. Em sua visita ao continente, o chefe de Estado brasileiro fez questão de justificar essa aproximação, apontando a divida que o Brasil tinha com o África. Afinal de contas, grande parte dos escravos trazidos para a Ámerica vieram para o Brasil, cerca de 12 milhões de viventes.

No mesmo discurso, Lula invocou as relações históricas que unem os dois continentes, fazendo questão de dizer que o Brasil, por tradição cultural, seria o melhor parceiro para as relações de negocios entre os dois grupos. Essa aproximação, segundo o ex-presidente brasileiro, seria benefica para todos.

Contudo, os interesses estão muito além da reparação histórica, cultural e social. O Brasil via nessa parceria, ótimas oportunidades de negocios, novos mercados para as empresas brasileiras. Prova disso são os relatórios expeditos pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação) que celebram os convênios firmados com Angola de 2006-2010. Os executivos da empresa apontam que esses acordos formariam a base da expansão de nosso país pelo continente.

Para aumentar as relações de negocios entre a África e o Brasil, blocos economicos foram criados, o CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), o Acordo de cooperação Sul-Sul. Além do envolvimento do Brasil em outros blocos economicos: SADC e BRIC’S.

Essa relação parecia ter sido deixado pela nova presidenta, Dilma Roussef, que assumiu o país em 2010. Apesar de algumas visitas à África, os acordos não aconteceram com a mesma intesidade do governo anterior. Nesse ponto, é importante lembrar, que essa apróximação não era bem aceita por parte da elite brasileira, que preveria manter relações com o bloco Europeu.

Em 2013, já no final de seu primeiro mandato, a presidenta Dilma, talvez por necessidade de ampliar o mercado nacional, retomou a agenda de negocios, com a África.

O ministério das relações exteriores, postou em sua pagina, um link para a terceira edição do “Africa CEO Fórum” que ocorrerá em março de 2015, na Suiça entre os principais lideres africanos, com a presença de investidores de todo o mundo. Talvez, essa seja a chance dos empresarios brasileros redimirem a péssima decisão dos anos anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário